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Pilates no Tratamento Postural

10/05/2018 08:26:43
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Pilates no Tratamento Postural

O Pilates é um método de atividade Física que tem como um de seus objetivos o alinhamento postural e reequilíbrio muscular, pensando nisso resolvemos buscar artigos que comprovem a eficiência do Pilates no tratamento postural. Para tal,buscamos informações no LilacsPubmed e BVS – Bilbioteca Virtual em Saúde.

O Método utiliza o corpo como mediador do desenvolvimento físico e mental, com ênfase na concentração, conscientização e qualidade do movimento (Souza, 2006). Abrange exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, realizados em aparelhos específicos ou no solo, envolve contrações concêntricas, excêntricas e, principalmente isométricas, com destaque no recrutamento dos músculos do powerhouse, o qual é responsável pela estabilização do corpo.

o Método tem sido utilizado para o desenvolvimento de capacidades físicas condicionantes, fins terapêuticos, alinhamento postural, bem-estar e disciplina mental (Emery, 2010)Considerando que o Método prioriza a ativação dos músculos posturais, há uma crença entre os profissionais que a sua prática sistemática pode promover ajustes positivos no alinhamento postural (Latey, 2001).

O alinhamento postural remete a um estado de equilíbrio articular, sendo determinado pela relação entre os segmentos do corpo e a força necessária para estabilizar articulações e favorecer movimentos simétricos.

Tendo em vista o aumento da incidência de desvios posturais e problemas relacionados nos últimos anos e o uso do Método como forma de intervenção no desenvolvimento de equilíbrios posturais passa a ser destaque (Fejer, et al, 2006).

PilatesVejamos Alguns Estudos

Uma revisão sistemática analisou o efeito do método na postural corporal de mulheres. As pesquisas sobre os efeitos da prática do Pilates no alinhamento postural estático apresentam diferenças metodológicas, mas não inviabilizam suas comparações.

Com relação à amostra, três estudos foram conduzidos predominantemente com adultas jovensNo que tange à qualidade, três estudos obtiveram classificação elevada, sendo esses realizados com mais de 30 indivíduos, porém somente um optou exclusivamente por idosas. Donahoe-Filmore et al. também se detiveram na faixa etária adulta jovem, porém conduziram um estudo de baixa qualidade, com apenas 11 pessoas, o qual devemos ter cautela na interpretação dos resultados.

No estudo realizado por Sinzato et al. foi utilizada a metodologia de aquisição e análise de imagem do software de Avaliação Postural (SAPO) em que, a partir de pontos pré-definidos, os autores calcularam os alinhamentos horizontais da cabeça, acrômios, pelve e espinha ilíaca ântero-superior, assimetria horizontal da escápula em relação à T3, os ângulos frontais dos membros inferiores, o alinhamento vertical do corpo, o ângulo do joelho e ângulo Q.

E as assimetrias do centro de gravidade nos planos frontal e sagital (baseadas no modelo antropométrico proposto por Zatsiorsky e Seluyanov, adaptado por Leva. Ao comparar os períodos pré e pós (após 20 sessões), intra e intergrupos, não observaram diferença com relação às variáveis analisadas.

Já Cruz et al.  com 24 sessões já seriam capazes de melhorar os alinhamentos frontal dos ombros e sagital da pelve, e este parece ser observado se a frequência da intervenção for duas vezes semanais. Após a prática de 48 sessões, esses ajustes posturais permanecem, e, além disso, são percebidas mudanças também no alinhamento sagital da cabeça.

Junges et al. Após 60 sessões de intervenção, o grupo submetido ao Pilates apresentou diminuição da distância cérvico-torácica no plano sagital, aumento da altura dos ombros e escápulas na posição de costas, e ganho de estatura. Além disso, usaram radiografias para mensurar o ângulo de Cobb da cifose torácica, o qual reduziu significativamente após a prática do Método.

Curso de PilatesConclusão

Baseado nos estudos e na qualidade metodológica, não há evidencia cientifica suficiente para comprovar a eficiência do método, porém, observa-se um grande e elevado número de prática baseado na prática clínica. Para comprovação cientifica do método no que diz respeito a postura é preciso estudos com metodologias definidas e o mínimo possível de viés.

 

 

 

Bibliografia

Cruz-Ferreira A, Fernandes J, Laranjo L, Bernardo LM, Silva A. A systematic review of the effects of Pilates method of exercise in healthy people. Arch Phys Med Rehabil. 2011;92(12):2071-81.

Santos CIS, Cunha ABN, Braga VP, Saad IAB, Ribeiro MAGO, Conti PBM, et al. Ocorrência de desvios posturais em escolares do ensino público fundamental de Jaguariúna, São Paulo. Rev Paul Pediatr. 2009;27(1):74-80.

Marés G, Oliveira KB, Piazza MC, Preis C, Bertassoni Neto L. A importância da estabilização central no método Pilates: uma revisão sistemática. Fisioter Mov. 2012;25(2):445-51.

De Souza MCS, Vieira CB. Who are the people looking for the Pilates method? J Body Mov Ther. 2006;10(4):328-34.

Emery K, De Serres SJ, McMillan A, Côté JN. The effects of a Pilates training program on arm-trunk posture and movement. Clin Biomech. 2010;25(2):124-30.

Fejer R, Kyvik KO, Hartvigsen J. The prevalence of neck pain in the world population: a systematic critical review of the literature. Eur Spine J. 2006;15(6):834-48.

Cruz-Ferreira A, Fernandes J, Kuo YL, Bernardo LM, Fernandes O, Laranjo L, et al. Does Pilates-based exercise improve postural alignment in adult women? Women Health. 2013;53(6):597-611.

Autor

Camilo Barbosa Junior Crefito3 150302-F
Professor de Cursos de Pilates e Ortopedia – The Pilates Fisio Fitness, Fisioterapeuta Esportivo da HWT Sports, Especialista em Fisiologia do Exercício, Especialista em Reabilitação Aplicada ao Esporte (Unifesp), Especialista em Pilates, Pós-graduando em Formação Docente no Ensino Superior.

Contatos: Tel:11.96781-1979 (whats), [email protected][email protected] https://www.facebook.com/junior.fisio.39

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