Pilates no Tratamento da Tendinite da 'pata de ganso'

24/08/2017 15:54:59

O conjunto dos tendões de três músculos na região do joelho (sartório, grácil e semitendinoso) é chamado de "pata de ganso" em associação a sua aparência, que lembra a pata da ave. Esses músculos fazem a flexão do joelho e o protegem contra o estresse em rotação e em valgo (desvio do joelho para dentro).
A tendinite da "pata de ganso" é um problema observado principalmente em corredores e gera dor na região interna do joelho, um pouco abaixo da linha articular. Além da inflamação dos tendões pode ocorrer também uma bursite no local e um pequeno inchaço após atividades físicas. Corredores com essa tendinite sentem dor principalmente nos movimentos de flexão do joelho, ao subir e descer escadas e quando o pé toca o chão durante a corrida.A inflamação dos tendões da pata de ganso acontece por estresse excessivo do joelho em rotação e/ou em valgo: quando o corredor coloca o peso do corpo sobre a perna o joelho gira ou se inclina para dentro, o que causa uma sobrecarga nos músculos e cria uma região de atrito no joelho, provocando a inflamação.

A bursite anserina consiste na inflamação da bursa anserina, ocasionando uma produção exacerbada do líquido sinovial, o que faz com que o volume aumente causando pressão contra as demais estruturas da articulação..

Sinais e Sintomas

– dor inflamatória na inserção do tendão (parte interna do joelho);

– sensibilidade à palpação (digitopressão) na área de inserção;

– dor na face medial do joelho ao subir e descer escadas;

– mobilidade articular passiva normal e ativa limitada pelo quadro de dor;

– ligeira tumefação sem acompanhamento de derrame articular, mas dolorosa à palpação;

– contração isométrica contra-resistência positiva para o músculo do tensão afetado;

– no caso de tendinite não resolvida, recidivante e naquela que acompanha um processo degenerativo inflamatório articular pode ocorrer a atrofia do músculo quadríceps.

Observa-se que uma grande quantidade de pacientes referem dor na região póstero-medial ou na linha média do joelho, sem edema, dessa forma tornando desafiador o diagnóstico diferencial com lesão de menisco.

Fatores que Desencadeiam a Tendinite Pata de Ganso
O processo inflamatório do tendão pode ocorrer devido:

– sobrecarga, com a realização de um esforço maior que a sua possibilidade;

– processo degenerativo tendinoso, gerando inflamação pela repetição dos movimentos ou por um mínimo esforço;

– microtraumatismos de repetição, podendo ocorrer no ambiente laboral ou esportivo, através da repetição exagerada de um mesmo movimento com ou sem resistência;

– em pacientes com Diabetes Mellitus tem sido identificado de forma substancial;

– traumas;

– retração da musculatura posterior da coxa;

– indivíduos com pé plano ou genu valgum;

– decorrente de lesões de menisco ou irritação da plica sinovial;

– infecções ou reações a corpo estranho.

Para saber sobre o tratamento acesse nosso BLOG AQUI