The Pilates Fitness

Pilates na Incontinência Urinária

26/01/2017 15:11:42
...

Quando penso em pilates a primeira coisa que passa na minha cabeça é o fortalecimento do famoso "power house" (ou caixa de força). O Power House é o nome dado ao conjunto de músculos que devem trabalhar de forma harmônica em TODOS os exercícios do pilates, os músculos da parede abdominal (músculos da barriga), os paravertebrais (músculos que ficam do lado da coluna), o diafragma (principal músculo responsável pela respiração) e os músculos do assoalho pélvico (aqueles responsáveis por segurar o xixi).

Quando penso em Incontinência Urinária (perda de xixi), a primeira opção de tratamento é o treinamento dos músculos do assoalho pélvico, que tem suas regras para evoluir o tratamento até o momento de alta. Fazer o treinamento dos músculos do assoalho pélvico junto com atividades do dia-a-dia e exercício físico faz parte da evolução do tratamento, pois nem todas as mulheres conseguem fazer logo no começo.
Se você não tiver consciência e coordenação da contração, quando seu instrutor de pilates pedir para você fazer força para segurar o xixi, você pode não fazer uma contração correta ou até não fazer nenhuma contração como está esquematizado na imagem da “contração errada”. Se esse for seu caso, o pilates não vai te ajudar a parar de perder xixi. Isso acontece pois a muitas mulheres precisam trabalhar esses aspectos da musculatura (consciência e coordenação) para depois evoluir no tratamento.

Agora se você tem uma boa consciência e coordenação da contração dos músculos do assoalho pélvico, quando seu instrutor de pilates pedir para você fazer força para segurar o xixi, você vai realizar uma contração correta, como está esquematizado na imagem da “contração correta”. Se esse for seu caso, o pilates vai te ajudar a parar de perder xixi ou até prevenir ela.

Agora você pode estar pensando...
“Como vou saber se estou fazendo a contração correta?”
Simples! Através da avaliação de um fisioterapeuta.

Se você tem a perda de urina e a intenção de fazer exercício físico, que tal associar o atendimento de um instrutor de pilates ao treinamento dos músculos do assoalho pélvico do fisioterapeuta por alguns meses? Pelo menos até você aprender como contrai corretamente os músculos do assoalho pélvico para depois fazer exclusivamente o pilates.

 

Outras Notícias