The Pilates Fitness

Pilates, quem pode ministrar aulas?

02/06/2016 12:43:20
...

PRIMEIRAMENTE VAMOS AS RESOLUÇÕES E NO FINAL AS CONSIDERAÇÕES FINAIS

RESOLUÇÃO COFFITO n°. 386/2011
RESOLUÇÃO n° 386, de 08 de junho de 2011/ DOU nº. 113, Seção 1, em 14/06/2011, página 182
Dispõe sobre a utilização do método Pilates pelo fisioterapeuta e dá outras providências.

RESOLVE:
Artigo 1° - Compete ao Fisioterapeuta, para o exercício do método Pilates, prescrever, induzir o tratamento e avaliar o resultado a partir da utilização de recursos cinesioterapêuticos e/ou mecanoterapeuticos, devendo observar:
a) Que o método Pilates é um recurso cinesioterapêutico e mecanoterapeuticos que promove a educação e reeducação do movimento corporal, composto por exercícios terapêuticos de promoção, prevenção e recuperação da saúde físico funcional;
b) Que o objetivo da utilização do método Pilates, é a estabilização postural, melhoria da força muscular para desempenho das atividades de vida diária, mobilidade articular, equilíbrio corporal e harmonia das cadeias musculares, entre outras com vistas à melhora da condição de saúde e qualidade de vida de seus clientes/pacientes;

RESOLUÇÃO CONFEF nº 201/2010
Dispõe sobre o Pilates como modalidade e método de ginástica e dá outras providências.
O PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, no uso de suas atribuições estatutárias, conforme dispõe o inciso IX do artigo 42 do Estatuto do CONFEF, e; CONSIDERANDO a Lei nº 9.696/98, que dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física.

RESOLVE:
Art. 1° - Ratificar o Pilates como modalidade e método de ginástica que, como tal, deverá ser orientado e dinamizado por Profissionais de Educação Física.
Art 2º - A prática do Pilates aplica-se à busca pelo aperfeiçoamento do condicionamento físico geral, da estabilização postural e da melhoria do desempenho nas atividades físico-desportivas e nas atividades típicas da vida diária, expressas pelo aprimoramento da força muscular, da mobilidade articular, do equilíbrio e harmonia de forças das cadeias musculares do aparelho locomotor, da coordenação motora e do equilíbrio e postura corporal.
Art. 3º - É prerrogativa dos Profissionais de Educação Física, avaliar, planejar, prescrever, ensinar, aplicar, orientar, controlar, supervisionar, coordenar e dirigir atividades individuais ou coletivas de Pilates.

CONSIDERAÇÕES: 
Segundo as duas resoluções apenas os Profissionais e estudantes de Fisioterapia e Educação Física podem realizar os cursos e ministrar suas aulas de Pilates. Porém na prática não é o que vemos. Há muitos anos Profissionais da dança, bailarinos também são professores de Pilates, haja visto que os primeiros alunos do criador do método e àqueles que difundiram o método eram bailarinos e dançarinos profissionais. Portanto teoricamente não há problemas quanto a utilização do método por esses profissionais. Assim como os Terapeutas Ocupacionais que também ministram aulas de Pilates por todo território.
Cabe aos profissionais conhecer as resoluções e saber qual campo de atuação de cada profissional, acreditamos ter espaço para todos os profissionais, afinal somos 200 milhões de Brasileiros.
 

Gostou?

Acesse nosso facebook https://www.facebook.com/FisioFitnessPilates/ curta, compartilhe nossos posts.

Nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UC_bdG719cfjaSbcLicmsaqA

#pilates #thepilatesfisiofitness #pilateslovers #saúde #pilatesbrasil #contrologia


nossos Cursos de Pilates - Curso de Pilates CompletoPilates na GestaçãoPilates na Terceira IdadePilates Suspenso http://www.thepilatesfisiofitness.com.br/

 

Outras Notícias