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A metabolização de gordura e como Pilates pode ajudar?

05/05/2016 15:10:10
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A lipólise é a quebra de triglicerídeo (gordura) em ácido graxo e glicerol pela ação de enzimas, a principal é a Lipase Hormônio Sensível (LHS). A ativação da LHS é através da Adrenalina, Noradrenalina, Cortisol, Glucagon e GH.

Após ocorrer a lipólise e os ácidos graxos serem liberados na corrente sanguínea a albumina os carrega até a célula muscular.

Quando o ácido graxo entra na célula muscular temos um transportador de ácido graxo no sarcoplasma chamado de FABP (proteína de ligação de ácido graxo). Do sarcoplasma o ácido graxo entra nas mitocôndrias através da enzima carnitina palmitoil transferase.

Dentro das mitocôndrias, primeiramente o ácido graxo passa pela Beta-Oxidação para produzir o Acetil-Coa.

O Acetil-Coa entra no Ciclo de Krebs que tem como função oxidar a molécula de Acetil-Coa produzindo hidrogênios e CO2. A importância dos hidrogênios é que eles possuem os elétrons (contêm a energia potencial). football results

Os elétrons são utilizados na Cadeia Transportadora de Elétrons onde passam pelos citocromos a fim de formar o ATP. Temos ainda no final da via o O2 aceitando os prótons H+ e formando água.

O treinamento mais eficaz para promover o Emagrecimento não é o que gera maior metabolização de gorduras durante o exercício (baixa e moderada intensidade), mas sim, por maior tempo após o exercício (alta intensidade).

Também é necessário que o treinamento promova adaptações em enzimas da Beta-Oxidação, Ciclo de Krebs e Cadeia Transportadora de Elétrons.

Gibala et al (2011) verificaram que 25 minutos de treinamento intervalado de alta intensidade na bicicleta (~ 90% FCmáx) em obesos já levou após 2 semanas no aumento de 20% na atividade da enzima do ciclo de Krebs Citrato Sintase, aumento do conteúdo protéico das enzimas da Cadeia Transportadora de Elétrons COX II (↑ 37%), COX III (↑ 51%) e COX IV (↑ 68%).

Paoli et al (2013) demonstraram em pessoas com sobrepeso que o circuito de musculação de alta intensidade após 12 semanas reduziu a gordura corporal em 5,4kg (medido pelo DEXA), mesmo sem intervenção nutricional.

Referências:


Gibala MJ. Low-volume high-intensity interval training reduces hyperglycemia and increases muscle mitochondrial capacity in patients with type 2 diabetes. J Appl Physiol. 2011 Dec;111(6):1554-60.

Paoli A et al. Effects of high-intensity circuit training, low-intensity circuit training and endurance training on blood pressure and lipoproteins in middle-aged overweight men. Lipids Health Dis. 2013 Sep 3;12:131.
 

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